Eu falo sozinha!!!

quinta-feira, julho 10, 2008

Veja bem

A imagem que as pessoas têm sobre a gente nem de longe se parece com o que pensamos sobre nós mesmos. Mesmo para os que têm auto-crítica em doses recomendáveis. Nem para os mais normais. Nem para os mais modestos. Nem para os menos prepotentes. Nem mesmo para exercitam o perigoso exercício da "auto-diminuição". Ninguém te vê como você acredita que é visto. Para melhor ou para pior.

Eu já ouvi de muitas pessoas que eu tenho visão distorcida sobre mim mesma. Já ouvi até que a minha suposta insegurança só pode ser charme. Perdoai-lhes Senhor, eles não têm noção do que dizem.

E o que eu tenho que ouvir? Um colega acredita, de verdade, que é visto como uma ameça para os companheiros de trabalho e para o chefe. Ele, falando sério: "Eu desperto muita inveja, não sei se é meu tipo físico...". Melhor que ser surda.

Quem liga para o que os outros acham? Todos, claro. Mas o desafio para mim não é que ninguém me veja mais bonita, mais sexy, mais segura, mais inteligente ou mais magra do que eu realmente sou. Disso eu já desisti.

O complicado é saber que muitas pessoas me vêem completamente diferente do que eu acredito que sou. Do que eu me esforço para ser... e, principalmente, do que eu me esforço para não ser!

Nada a ver com marketing pessoal. Estou falando de reais virtudes e defeitos de cada um, que são enxergados pelos outros de maneira diferente do que imaginamos que eles vêem. Quando não, e pior, de maneira totalmente distante da realidade.

O fato é que estão te percebendo de maneira equivocada e há pouco que você possa fazer. Sinceridade nas relações, um pouco de esforço para ver além do que se enxerga, interesse pela opinião alheia, até acho que tudo isso é o caminho para diminuir os enganos.
Mas a real é que você acha que sabe ... e não tem a menor idéia!

1 Comentários:

  • Às 8:10 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Adorei o texto. Na boa, parecia que eu estava lendo algo escrito por mim.
    Por causa de situações como essas é que há um ano eu esquento uma cadeira de um consultório de psicologia. rsrs

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial